Pavimentação com C.B.U.Q. modificado para Bemisa Mineração S.A.

O pavimento é uma estrutura que deve oferecer ao usuário segurança e conforto. O pavimento flexível C.B.U.Q., por ser um derivado de petróleo, é sensível às variações de temperatura ao longo de seu perfil e superfície durante os meses o que afeta diretamente em sua rigidez, capacidade de resistência a fadiga e deformações.

Após visita técnica realizada pela ARS, foi identificada a necessidade de execução de um pavimento especial para melhoria do escoamento de carregamentos entre a U.T.M e o pátio de estocagem de minério no interior da área industrial. Que, devido a pista não possuir a camada de revestimento, ocasionava de transtornos à paralisação na logística de produção de minério nos períodos chuvosos principalmente pela falta de segurança e possível deslizamento de veículos pesados.

Logo, a partir das informações reunidas em conjunto com o Grupo Bemisa, foi verificado a existência de um tráfego muito intenso, estimado em 200 veículos/dia e carga aproximada de 60 toneladas/veículo que somados a uma geometria de traçado com curvas, baixa visibilidade e grandes inclinações superiores a 30 % proporciona grandes tensões e deformações repetitivas ao pavimento.

Como solução, foi proposto pela ARS a utilização de produtos asfálticos especiais como os materiais Imprima, Ligaflex e Supercap85. Todos fornecidos pelo nosso parceiro Grupo Betunel, que em conjunto com nosso corpo técnico de engenharia nos auxiliou no estudo e elaboração do traço ideal assim como as melhores práticas de execução para a massa asfáltica quente modificada.

O SUPERCAP85 é um asfalto modificado com um ponto de amolecimento acima de 85° C, que deve ser usinado e compactado a menores temperaturas quando comparado ao tradicional CAP 50/70. Esse apresenta um ponto de amolecimento superior, maior resistência a fadiga e às deformações permanentes além de apresentar excelente aderência aos agregados.

Foi então realizada a imprimação com o material Imprima sobre uma base constituída de agregado siderúrgico de escória misturada com parte de canga de minério de ferro e alto grau de compactação e CBR. Posteriormente, essa recebeu a pintura de ligação com o Ligaflex ligante que apresenta propriedades melhores que as emulsões asfálticas tradicionais como o RR-1C e aplicação do revestimento C.B.U.Q. modificado.

Como resultado, obtivemos um pavimento que oferece maior segurança aos usuários, grande resistência às tensões, maior resiliência e vida útil. Além de melhorar a capacidade de escoamento de cargas e facilitar a logística e operação do Grupo Bemisa.

Além dos serviços de Fornecimento de CBUQ, Pavimentação, Recuperação e Reparo de Vias, Sinalização Vertical e Horizontal a ARS também atua na execução de sub-base e base, assentamentos de guias de meio fio, sarjeta, calçadas, drenagens e pisos de concreto armado.

Falar com um especialista!